terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Ponta do Pai Vitório e Mangue de Pedras Búzios

                                               
                                              Ponta do Pai Vitório




Aspectos Geológicos da Falha Ponta do Pai Vitório



Praia
  Talus com Blocos de Arenito conglomerático
Talus com Blocos de Brechas Tectônicas
Dique Anfibolítico
Biotita Gnaisse localmente Lixiviado
 Informações retiradas do livro Monografia
JORGE LUIZ FREITAS MATTIODA




Aspectos Históricos

Búzios, 1850: A Lenda do Pai Vitório e a Origem da Rasa
Texto: Alfredo José Altamirano - Pesquisador da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Búzios

A história do Pai Vitório constitui uma das lendas pouco conhecidas na Região dos Lagos, mas de grande importância para a cultura e o turismo de Búzios. Esta foi perpetuando-se na tradição oral durante quase mais de um século até os dias de hoje, fazendo parte da identidade cultural buziana e da Região dos Lagos.
Embora não existam registros, datas nem detalhes desse evento. Uma neta de pescadores africanos, residente na Rasa, conhecida como Dona Uia, aponta o relato oral de um antigo naufrágio que ocorreu nas proximidades da praia da Rasa. Sobre esse afundamento existem duas versões. A primeira narra que o Pai Vitório era o nome de uma nau negreira clandestina de origem portuguesa que afundou próximo ao morro do mesmo nome. A lenda explana que certa noite de inverno quando tudo estava nublado e águas agitadas, chegou uma nau lusa repleta de negros, entre homens, mulheres e crianças, todos nus e com grilos nos tornozelos. A longa viagem da embarcação negreira que vinha desde a África ocidental, todos cansados com fome e sede, foi afundada pela armada inglesa perto aos rochedos da Ponta que leva o nome de Pai Vitório. Os poucos sobreviventes fugiram para as restingas da Rasa, naquela época tudo era mato, escondendo-se detrás da ex-fazenda Vila Verde. Parece que existe um cemitério de negros próximo a essa antiga fazenda. A segunda versão conta que um jovem africano, exímio nadador, foi o único que conseguiu salvar-se dessa tragédia. Teria sido um milagre. Com o passo do tempo, esse homem, salvo pelas águas da Rasa, foi conhecido como o Pai Vitório, em lembrança da nau afundada, que se transformou em pregador da religião cristã. Assim, esse padre rezador de origem africana era carismático, respeitado e milagroso. O abade, de estatura média, magro e de cabelos brancos, vestia uma túnica de cor marrom que chegava até o chão. O Pai Vitório subiu no topo do morro, que hoje leva o seu nome, ascendendo uma lâmpada permitiu iluminar a rota para o desembarque, do contrário eles encalhariam em naufrágio e morreriam batidos contra as rochas. E assim, o pai Vitório salvou centenas de pessoas e com sua reza curava outras tantas, os quais seriam posteriormente os primeiros habitantes da Rasa, sendo o bisavô do Senhor Luiz da Rasa e, porém, dos prístinos buzianos.
A análise comparativa dessas duas versões faz concluir que a primeira tem a ver mais com a realidade do contexto sócio-histórico colonial e a segunda é uma criação de um personagem imaginário bom, cristão, herói e salvador frente aos maus, os ingleses. Naquele momento, Búzios tinha-se transformado em ponto clandestino de desembarque de escravos africanos liderado por José Gonçalves da Silva, sendo perseguidos pela marinha inglesa e brasileira, os quais ancoravam tanto nas praias José Gonçalves e Caravelas quanto nas da Gorda e da Rasa e daí levados para a Fazenda de Campos Novos através da trilha do Trapiche.








                            Praia da Rasa ou do Una

Árvore de Mangue Preto  na Colônia dos Pescadores Tradicionais da Rasa.
















Contrato de Serviço


                                              Parque Costa do Sol Búzios RJ
                        Praia da Ferradurinha    Praia dos Amores   Praia da Ferradura
                                           















Trilhas das Poças : Moderada










 Trilha do Sítio Arqueológico Pirâmide: Difícil, trecho íngreme
 








Trilha do Saco do Canivete: Fácil







Monte  seu roteiro de caminhadas e conheça  Búzios para preservar.
Saídas do Centro , da Ferradura, Ferradurinha , Geribá.

Leia o nosso contrato :


CONTRATADOS:

NICOLE BALLONA D´ALINCOURT GUIA DE TURISMO EMBRATUR 19.014024.96-0 e TAYRONE FLORESTA CONDUTOR ABNT NBR 15285 , AGORA DENOMINADA ECOTRILHAS PAU BRASIL BÚZIOS RJ

INSCRITA NO CNPJ: 18.607.829/0001-12,

SITUADA NA RUA DAS PITANGUEIRAS NOVE, EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, CEP. 28.950.000;

SE COMPROMETE:

·         PASSAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PRÁTICA DAS ATIVIDADES DE CAMINHADA EM TRILHAS NATIVAS COM SEGURANÇA.

·         PRESTAR ATRAVÉS DE CONTATO TELEFÔNICO INFORMAÇÃO JUNTO Á REDE MUNICIPAL DE SAÚDE, SOLICITANDO, AJUDA E PRONTO ATENDIMENTO EM CASO DE ACIDENTE, COMUNICANDO E SOLICITANDO AUXÍLIO AOS ORGÃOS COMPETENTES; AVISAR PESSOA NOMEADA; PEGANDO OS DADOS MÉDICOS CONFORME OS COLETADOS NA FICHA CADASTRAL DO CLIENTE. ABNT NBR 15331-Turismo de Aventura- Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos.

·         CONTROLAR OS IMPACTOS DA ATIVIDADE SOBRE O MEIO AMBIENTE E AS COMUNIDADES ENVOLVIDAS ATRAVÉS DO DIÁLOGO E APRENDIZADO CONJUNTO INTERPRETATIVO.

·         COMPENSAR ATRAVÉS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUALQUER DANO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE PERCORRIDO.


CONTRATANTE:

INFORMAÇÕES PESSOAIS DO CLIENTE

(PREENCHIMENTO LEGÍVEL E OBRIGATÓRIO)

EXPERIÊNCIA ANTERIOR NA ATIVIDADE: sim (    )        não  (   )


NOME:                                                               IDADE:

CPF/ RG:                                                          DATA DE NASCIMENTO:

CIDADE:                     ESTADO:                       PAÍS:

EMAIL:

INFORMAÇÕES MÉDICAS RELEVANTES: (ALERGIAS, DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES, MEDICAMENTOS DE USO REGULAR, FRATURAS ANTERIORES, ETC):           

 TIPO SANGUÍNEO:

OUTRAS OBSERVAÇÕES MÉDICAS

PLANO DE SAÚDE: sim (   )  não (   )      QUAL?

EM CASO DE EMERGÊNCIA ENTRAR EM CONTATO COM:

NOME:                                                            FONE:


TERMO DE CONHECIMENTO DE SEGURANÇA E RISCO TRILHAS ECOTRILHAS PAU BRASIL BÚZIOS RJ.


SEGURANÇA NÃO É NOSSO DIFERENCIAL, É NOSSA OBRIGAÇÃO  É  ALERTAR QUE ; AS ATIVIDADES DE AVENTURA APRESENTAM ELEMENTOS DE RISCO, VISANDO MINIMIZÁ-LOS A TRILHAS ECOTRILHAS PAU BRASIL BÚZIOS RJ ORIENTA-SE PELAS BOAS PRÁTICAS CONSAGRADAS NOS SEGUIMENTOS TRILHAS E CAMINHADAS DE AVENTURA E, PELO SEU SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, ONDE SE ENTENDE IMPORTANTE INFORMAR E ORIENTAR CORRETAMENTE O CLIENTE SOBRE OS CAMINHOS E TRILHAS NATIVAS A SEREM PERCORRIDOS.


TRILHAS NATIVAS, CAMINHADAS DE AVENTURA E SEUS RISCOS:

VOCÊ PODE PRENDER O CABELO OU ROUPA EM ALGUM GALHO SE SAIR  DA TRILHA;DESPRENDER PEDRAS, TOCAR A MÃO EM ÁRVORES COM RESINAS QUE CAUSAM ALERGIAS, TOCAR A MÃO EM FOLHAGEM ESPINHOSA,ESCORREGAR AO PISAR EM CAPIM COLONIÃO SECO; RISCO DE ATIVIDADES EM MEIO A NATUREZA TAIS COMO: PEQUENAS QUEDAS, PICADAS DE INSETOS E ANIMAIS PEÇONHETOS FORA DA TRILHA, QUEDAS DE GALHOS, INTEMPÉRIES CLIMÁTICAS, ENTRE OUTROS.

IMPORTANTE ESCUTAR E ACOMPANHAR O GRUPO SEMPRE PRÓXIMO AO GUIA E CONDUTOR.


TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCO

EU ABAIXO ASSINADO, DECLARO E ME COMPROMETO À:


·         SEGUIR AS NORMAS DE SEGURANÇA REPASSADAS PELOS GUIAS, CONDUTORES  E  AUXILIARES;

·         ESTAR NO LOCAL E HORÁRIO DETERMINADO USANDO ROUPA ESPORTIVA DE TRILHAS E CALÇADOS FECHADOS;

·         SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DO CONDUTOR, TENDO CIÊNCIA QUE ELE É A AUTORIDADE MÁXIMA DURANTE A CAMINHADA PELAS TRILHAS E ATIVIDADE DE PARADAS PARA FOTOGRAFIAS;

·         NÃO TER INGERIDO BEBIDA ALCOÓLICA E / OU OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUE POSSAM INTORPECER O SISTEMA, TIRAR A ATENÇÃO PARA ESTE TIPO DE ATIVIDADE, E CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS;

·         GOZAR DE BOA SAÚDE INFORMAR POR ESCRITO QUALQUER CONDIÇÃO MÉDICA DIFERENTE DAS CONFORMIDADES COM NBR BEM COMO DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES E/ OU USO DE MEDICAMENTOS;

·         TER  CIÊNCIA  DE QUE QUALQUER ATO MEU CONTRÁRIO AS INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÃO RECEBIDAS DA EQUIPE ECOTRILHAS PAU BRASIL, PODEM CAUSAR DANOS A MINHA INTEGRIDADE FÍSICA AO GRUPO E AO MEIO AMBIENTE;

·         DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS QUE PARTICIPO DAS ATIVIDADES DE CAMINHADA DE AVENTURA E TRILHAS NATIVAS E ESTOU CIENTE DOS RISCOS ENVOLVIDOS.

“É VETADA A PARTICIPAÇÃO DE GESTANTES, CARDÍACOS;  E MENORES NÃO ACOMPANHADO DOS RESPONSÁVEIS.

AUTORIZO A TRILHAS ECOTRILHAS PAU BRASIL A VEICULAR AS IMAGENS COLHIDAS NESTE EVENTO PARA FINS PROMOCIONAIS, E PARA INSERÇÃO NA SUA PÁGINA DA INTERNET.
 SIM (    )   NÃO (    )

                                
                                    ______________________________________________                                           


BÚZIOS,      /    /          ASSINATURA DO PARTICIPANTE OU RESPONSÁVEL